segunda-feira, 8 de setembro de 2008

planárias são tão bonitinhas!!!

É, há meses não sento frente ao pc afim de escrever baboseiras aqui no blog, oras, não é estranho, visto que não ando fazendo nada ultimamente além de descobrir como estudar pode ser bom e divertido... e devo isso ao Renato e às cadeiras confortáveis e verde-limão da biblioteca.



Mas resolvi compartilhar meus estudos com as pessoas que perdem tempo lendo essa porcaria aqui, assim contribuindo para o aprendizado de vocês, afinal talvez esse blog seja a única fonte de leitura de alguns.


Quando falamos de zoologia, estudamos os filos por ordem crescente de complexidade evolutiva, então partindo de protozoários (ainda do reino protista), seguimos por poríferos (já pertencente ao reino animal), cnidários (ou celenterados), platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, e paramos por ai porque o resto eu ainda não estudei...
Os protozoários são bem uó, além de serem causadores de doenças (como Chagas, Malária) são unicelulares então não tem muito o que estudar sobre eles além de ficar decorando as doenças que passam e a respectiva profilaxia (eu acho profilaxia um nome bem bonito)
Os poríferos são diblásticos, não têm tecidos funcionais, possuem poros na epiderme por onde entra água e uma cavidade por onde a água sai. A digestão é intracelular (ou seja, primitiva) por meio dos coanócitos (q são células bonitinhas com colarinho... sim, são gays), a reprodução pode ser assexuada (por brotamento ou gemulação) ou sexuada - é, esponja tb trepa...
Os Cnidários (ou celenterados) são os primeiros a apresentarem digestão extracelular (apesar de tb apresentarem digestão intracelular) e sistema nervoso difuso. São encontrados na forma de pólipo - sésseis - ou medusas. Nos pólipos a reprodução é assexuada e nas medusas a reprodução é sexuada, podendo haver alternância de geração (que é uma coisa bem legal e meio complicada de explicar), uma característica importante é a presença dos cnidócitos - células urticantes - nos tentátulos.
Os platelmintes são os primeiros triblásticos na cadeia evolutiva, são bem simples por não apresentarem celoma (acelomados), possuem sistema nervoso ganglionar e são os primeiros a apresentarem estruturas excretoras, as células-flama. A planária q é aquele bichinho bonitinho é um exemplo, outro exemplo é o Schitossoma mansoni causador da esquitossomose e a Taenia solium causadora da teníase. E, sim, eu sei explicar o ciclo de cada um mas to com preguiça.
Os nematelmintos são vermes alongados como a lombriga por exemplo. São os primeiros a apresentarem sistema digestório completo, com boca e ânus (sim, até ai os bichos comem e cagam pelo mesmo lugar... hehehehe, imagina o mau hálito da planária...), são exemplos de nematelmintos: Lombriga, Ancilostoma duodenale, Wucheria não sei o q, enfim... um monte, que causam doenças tb.


o resto vai ficar pra outro dia... to com sono e pensando que ainda tenho mais uma apostila de exercícios pra resolver sobre o maravilhoso mundo desses bichos nojentos!!!


e é isso ai...

por favor, quem tiver aventuras sexuais, brigas cheias de sangue, bebedeiras animadas, ou qualquer outra coisa mais legal do que biologia contem... pq eu vou adorar um pouco de adrenalina pra variar!!

bjos!

Um comentário:

Dan Cortez disse...

Ahhhh... tenho umas histórias mais picantes pra contar...rsrsrrs

Tipo.... chile vegetariano....rsrs

Uó!!srsrs